Clique nas imagens para ampliar
O teste hidrostático e pneumático são métodos muito parecidos e que possuem a mesma finalidade – proporcionar segurança. Os dois tipos de testes são indicados para aplicações em diversos equipamentos utilizados pela indústria, sendo que os mais comuns são as caldeiras e os vasos de pressão.
O teste hidrostático e pneumático são métodos indicados para que os equipamentos possuam condições básicas de funcionamento e segurança. O primeiro, hidrostático, é obrigatório em caldeiras e vasos de pressão, de acordo com a Norma Regulamentadora 13 (NR13), e é realizado para identificar se existem vazamentos nas soldas, roscas, estruturas e flanges. O segundo, pneumático, é empregado para verificar a capacidade de pressão e a pressão atual de determinado componente.
SAIBA QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE TESTE HIDROSTÁTICO E PNEUMÁTICO!
As diferenças entre teste hidrostático e pneumático estão ligadas principalmente no fluído utilizado e no resultado da aplicação. Veja abaixo mais informações sobre funcionamento e vantagens de cada um dos testes.
-Teste hidrostático
O teste hidrostático é realizado com pressão, água ou fluído não corrosivo. Como já mencionado, sua aplicação tem como função primordial localizar vazamentos. No entanto, esse tipo de teste também pode ser aplicado para confirmação da integridade dos equipamentos e também para realizar o alívio de tensões das soldagens.
A aplicação do teste hidrostático oferece benefícios como: ausência de vazamentos, identificação de problemas internos e com isso manutenção mais rápida, evita que processos sejam paralisados por problemas futuros e oferece mais segurança aos equipamentos e profissionais.
-Teste pneumático
Diferente do teste hidrostático, o pneumático utiliza gás comprimido para realizar sua aplicação. Sua função primordial é verificar pressão real e a capacidade de pressão de determinado sistema. Para a realização desse teste, todas as portas de um sistema devem ser fechadas menos, é claro, a porta onde o fluído será inserido. Após o fechamento, o fluído é inserido até que a medida da pressão seja obtida.
O teste hidrostático e pneumático necessita de profissionais especializados para que seja realizado de maneira efetiva, segura e de qualidade. No caso do pneumático, isso é indispensável já que esse tipo de teste é perigoso.
OPERTEC ENGENHARIA REALIZA TESTE HIDROSTÁTICO E PNEUMÁTICO
A Opertec Engenharia oferece aos clientes serviço de teste hidrostático e pneumático com equipamentos de primeira e uma equipe de profissionais altamente qualificados. Há anos no mercado, a empresa conta com uma longa experiência no atendimento de demandas da indústria, companhia de saneamento básico e petroquímica.